No início de dezembro, nos dias 1, 2 e 3, teve lugar e Tóquio, no Japão o Estágio Internacional da JKS que decorreu no Dojo da Universidade de Teikyo. Pela primeira vez, a JKS-Portugal esteve representada no Japão por um grupo de karatecas que tiveram a fantástica oportunidade de usufruir de vários dias de treino no país de onde é originário o karate.
Os treinos do estágio começaram no dia 1 de dezembro orientados pelo Sensei Kagawa, onde foram treinados alguns katas Shotokan. No dia 2, o Sensei Sadamu Uriu, do Brasil, ensinou 3 kotenkata, Rakuyo, Seiryu e Yonso e no dia 3, os treinos foram orientados pela Sensei Saori Okamoto que treinou o kata Gankaku e pelo Sensei Koji Arimoto que treinou o kata Unsu. No estágio estiveram presentes cerca de 200 membros da JKS provenientes de 30 países. Portugal foi representado pelo André Valente do Montijo, o Humberto Felismino de Torres Novas, o Nelson Rego dos Açores, o Rui Silva do Louriçal e o Sensei António Silva de Guimarães.
É de destacar, que no primeiro dia do estágio, foi entregue o Diploma de Graduação de 9º Dan ao Sensei Norman Robinson, da África do Sul, que é o primeiro ocidental a atingir esta graduação na JKS, igualando-se agora ao Sensei Masao Kagawa e SenseiSadamuUriu do Brasil.
No dia 3 de dezembro, houve uma ação de formação de arbitragem onde participou o Sensei António Silva e no final realizaram-se exames de graduação Dan. Os instrutores Rui Silva e Nelson Rego da JKS-Portugal submeteram-se ao exame de graduação para 4º Dan tendo alcançado as novas graduações com sucesso.
No dia 4 de dezembro, a JKS organizou um passeio turístico, que incluiu um passeio num autocarro anfíbio, sobre o lago Yamanaka de onde era possível avistar o Monte Fuji. Após o passeio teve um lagar um churrasco à moda japonesa, onde os vários participantes do passeio tiveram oportunidade de partilhar as suas experiências e confraternizar entre si e com os habitantes locais, bem como com os membros da JKS japoneses.
Durante a semana ainda foi possível treinar no Hombu Dojo da JKS, onde os portugueses puderam usufruir de um treino orientado pelos SenseisNagaki e Matsue. O Hombu Dojo encontrava-se repleto de praticantes provenientes de vários países que também aproveitaram a sua viagem ao Japão para treinar com os vários instrutores japoneses.
A primeira viagem de representantes portugueses da JKS revelou-se um verdadeiro sucesso, onde todo a logística funcionou na perfeição e foram atingidos todos os objetivos que esta comitiva levava como missão, antevendo que esta poderá ter sido a primeira de muitas outras viagens ao país do sol nascente.
Partilhe a nossa página!